quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Qual a importância do diagrama elétrico em uma instalação?


O Diagrama elétrico permite a você algo espetacular que é a rastreabilidade de sua instalação, sabe o que isso significa?
Não importa o tipo de intervenção que você venha fazer você saberá exatamente onde e como fazer. A identificação de uma possível falha/defeito e respectivamente a solução deste se torna muito mais rápida e eficiente.
Um exemplo simples e muito comum de um problema de rastreabilidade dentro de uma instalação elétrica residencial é quadro de disjuntores não identificado com o s números dos circuitos. Como ter certeza que um circuito foi corretamente desligado se eu não sei qual é a sua fonte de alimentação?
Pense em como este problema “simples” pode intervir diretamente em seu tempo de execução, na qualidade de seu serviço e principalmente em sua segurança. Não ter certeza de qual disjuntor deve ser seccionado para efetuar a desenergização pode e vai implicar diretamente na sua segurança.
Eletricidade não é brincadeira, costumo dizer que é o perigo que não se vê e tenho certeza absoluta que você há de concordar comigo.

PORQUÊ VOCÊ PRECISA SABER LER UM DIAGRAMA ELÉTRICO?

Antes de mais nada gostaria que perguntasse a si mesmo: Qual é a minha “intimidade” com a leitura de um diagrama elétrico?
Comumente eu me deparo com situações onde profissionais já com bastante tempo de profissão buscam o curso de comandos elétricos para aprender a ler e interpretar diagramas elétricos, isso mesmo, profissionais com 10, 15, 20 anos de profissão.
Sabe porque estas pessoas optam por, na maioria das vezes, refazer o curso de comandos elétricos ou mesmo de instalações elétricas? Porque quando tiveram pela primeira vez na sala de aula não deram a atenção devida a este assunto.
Eu particularmente prefiro trabalhar com estes profissionais porque neste caso eles estão mais focados e com objetivos claros. Muitos dos alunos não entendem que somente o diploma não fará a menor diferença e pecam no compromisso de APRENDER.
Você não pode se dar ao luxo de participar de um treinamento e não aprender, não questionar, esta é sua obrigação como aluno.

O QUE EU ACHO

Eu acredito/espero que num futuro teremos a exigência de possuir toda a documentação necessária para estruturarmos um projeto de instalações elétricas, seja este um projeto de uma residência, comércio ou indústria. Na minha opinião, qualquer obra deveria ter a obrigação – fiscalizada por órgãos competente – de contar com projetos completos e profissionais capacitados, neste artigo escrevi como contratar um eletricista exatamente porque existem muitos profissionais inexperientes e sem qualificação no mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário