sábado, 5 de outubro de 2013

O QUE FAZ O ELETRICISTA?






O QUE FAZ O ELETRICISTA?

Você já se questionou sobre qual é a função do eletricista? Recentemente recebi um e-mail de um leitor e ele me perguntava exatamente assim: … O que faz o Eletricista? Quero iniciar minha carreira profissional mas ainda estou com dúvidas…. Provavelmente você deve, em algum momento de sua carreira, ter sido questionado desta maneira, seja por um jovem que está prestes a iniciar sua carreira ou mesmo por um profissional que está em busca de mudar de profissão. Mas quando somos questionados nos deparamos com um auto-questionamento: “Como colocar em palavras tudo o que faço todos os dias durante todos estes anos?“. Ser Eletricista é muito mais de saber trocar uma lampada

A PROFISSÃO ELETRICISTA

O Eletricista pode seguir, basicamente, três áreas de atuações: Predial, Residencial ou Industrial e o que podemos adiantar é que independente da área escolhida este profissional contará com a responsabilidade de executar tarefas como por exemplo:

  • ·                                 Elaboração de pequenos projetos
  • ·                                 Execução de instalações
  • ·                                Elaboração de propostas comerciais
  • ·                                Vistoria de instalações, etc..



MANUTENÇÃO

Podemos definir a Manutenção da seguinte maneira:
Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida

O profissional da área elétrica poderá estar direcionado para área de manutenção e para ser sincero, a grande maioria dos profissionais que decidem atuar na indústria decidem seguir esta área de atuação (principalmente pelo salário que normalmente é bem vantajoso). Normalmente para atuar com eletricista de manutenção o profissional deverá ter conhecimentos em Instalações Elétricas para o desenvolvimento de instalações e infraestrutura de por exemplo redes de alimentação de máquinas, ponto de distribuição de energia, tomadas e iluminação de uma residência entre outros. Também será exigido deste o conhecimento em Comandos Elétricos que o auxiliará principalmente na área industrial onde todo o desenvolvimento de lógicas de funcionamento e automação é em função de comandos elétricos mas o profissional da área Predial ou Residencial também vai se deparar com comandos elétricos quando estiver realizando uma manutenção em um sistema de bombeamento de água ou em uma automação residencial, entre outros.

A Manutenção pode ser dividida em três:  


  1. 1.       Manutenção Preventiva, onde o objetivo é inspecionar e realizar ações que mantenham a instalação ou equipamento em funcionamento eliminando situações que podem vir a ocasionar possíveis defeitos. Desde simples limpezas à verificação completa de conexões em cabos e conectores em geral podem contemplar uma manutenção preventiva.
  2. 2.       Manutenção Preditiva, neste caso estamos tratando de uma manutenção com planejamento e acompanhamento dos equipamentos e dispositivos pois neste caso é acompanhado todos ou quase todos os dispositivos de acordo com sua vida útil e a substituição destes é em função deste fator, por exemplo, se um termostato tem vida útil de 20 mil horas estipulada pelo fabricante, quando atingir esta quantidade de horas ou uma quantidade estipulada pelo planejador da manutenção, o termostato será substituído independente de estar ou não funcionando.
  3. 3.       Manutenção Corretiva, este tipo de manutenção é bem mais conhecida e não é por menos, trata-se de recuperar o funcionamento de um dispositivo, equipamento ou instalação após esta apresentar defeito, ou seja, consertar depois que deixou de funcionar, se observarmos, a maioria das vezes que possuímos a necessidade de intervir com uma manutenção corretiva significa que não foi realizada uma manutenção preventiva e/ou preditiva corretamente.


Muito obrigado espero que tenham gostado e ate a prócima



Nenhum comentário:

Postar um comentário